FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA

Família Franciscana Portuguesa

Direcção

A Família Franciscana Portuguesa, como entidade jurídica, foi criada formalmente a 14 de Janeiro de 1978, pelos Superiores Maiores Franciscanos, aprovada pela Congregação dos Religiosos e Institutos Seculares por decreto de 27 de Setembro de 1978 e reconhecida civilmente a 22 de Janeiro de 1979 mediante participação ao Governo Civil de Lisboa, nos termos dos artigos 3° e 4° da Concordata entre Portugal e a Santa Sé.

 

ESTATUTO DA FFP 

Artigo 1°
1 . As diferentes instituições das três Ordens Franciscanas constituem uma família espiritual da Igreja, que vivendo o Evangelho segundo o carisma de S. Francisco de Assis, fomentam a comunhão e a cooperação entre si.

2 . Cada uma das instituições da Família Franciscana é chamada a viver a sua espiritualidade específica empenhando-se sempre na busca de maior reciprocidade vital entre todas.

3 . Com vista a aprofundar a união espiritual e a colaboração efectiva entre si, as instituições franciscanas de Portugal constituem-se em associação canónica, denominada FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA (FFP), nos termos do presente Estatuto.

 

Artigo 2°
1 . A Família Franciscana Portuguesa é constituída pelos institutos das três Ordens Franciscanas e por Instituições de cariz franciscano, existentes em Portugal, que nela se tenham filiado ou venham a filiar, a teor do presente Estatuto.

 

A Direcção da FFP é constituída por cinco membros - Presidente, Secretário, Tesoureiro e dois Vogais - eleitos entre os membros da Assembleia Geral conforme a seguinte distribuição: dois da I Ordem, dois de Institutos Femininos, um da Ordem Franciscana Secular (Estatuto, art. 13,1). O mandato de qualquer membro da Direcção dura três anos e pode ser renovado (Estatuto, art. 13,2).

 

Direcção da Família Franciscana Portuguesa

eleita em Assembleia Geral a 24 de Novembro de 2014

 

 

Presidente: Frei Fernando Alberto, OFMCap

Secretária: Irmã Jacinta Neves, FMNS

Tesoureira: Maria Paula Canário, OFS

Vogais: Irmã Ângela Belim Martins, FNSV e Frei Frabrizio Bordin, OFMConv

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assembleia Geral 2015

 

Direcção da FFP 2016

 

Estatuto, Artigo 6°


1 . A Assembleia Geral é constituída por todos os Superiores Maiores ou equiparados, referidos nos n° 2 e 3 do artigo 2°, ou pelos seus delegados e pelo Director do Centro de Franciscanismo.


2 . A Mesa da Assembleia Geral é constituída pela Direcção da FFP.

 

 

Director do Centro de Franciscanismo

 

Frei Daniel Teixeira, OFM - 2004-2016