FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA

Eventos

17
jun

DIA DA CONSCIÊNCIA

Apelo uma Igreja para recordar Aristides de Sousa Mendes nenhuma Dia da Consciência

17 de Junho   é a data em que, por todo o mundo, se assinala o Dia da Consciência, em Memória do gesto e da coragem de Aristides de Sousa Mendes ao salvar cerca de 30 mil pessoas do Holocausto.

Foi no dia 17 de Junho de 1940 que aquele diplomata português, natural de Cabanas de Viriato, então cônsul de Portugal em Bordéus, decidiu seguir a Consciência e, contrariando indicações dos seus superiores, concedeu vistos a todos os que o procuraram quando fugiam das perseguições das tropas nazis da segunda guerra mundial.

A ideia de criar o Dia da Consciência partiu de João Crisóstomo, um português residente em Nova Iorque,que desde 1996 promove Iniciativas que tem ajudado a dar um conhecer ao mundo o nome de Aristides de Sousa Mendes, a sua dignidade e o seu heroísmo. Celebrações do Dia da Consciência, Colóquios, Conferências e Publicação de Livros estao entre essas iniciativas. Além disso, desde 2004, tem procurado que Aristides de Sousa Mendes seja homenageado em Igrejas e sinagogas de todo o Mundo no dia 17 de Junho. Por exemplo, nesse ano foram celebradas 34 missas  em 22 países.

Outro momento alto destas comemorações aconteceu em 2010, conseguindo João Crisóstomo que quatro cardiais se juntassem no Vaticano na concelebração de uma missa com a mesma intenção. Este ano já conseguiu o cardeal Renato Martino, em Granada (Espanha), o cardeal Saraiva Martins, em Roma (Itália), o bispo Serafim Ferreira da Silva, em Leiria, e o Padre Diamantino Maciel, Franciscano, na Paróquia de Santo António (Vila Real), homenageiem Aristides de Sousa Mendes no próximo dia 17 de Junho.

Asseguradas estão também homenagens em Bordéus, através do presidente do Comité Aristides de Sousa Mendes em França, Manuel Dias, que incluem uma missa no dia 13 de Junho, celebrada pelo cardeal Ricard Claude, Uma conferência no dia 17 e uma homenagem junto ao busto de Aristides de Sousa Mendes não dia 18. O antigo cônsul de Bordéus será ainda homenageado numa conferência em Lisboa, dia 17 de Junho, no Centro Cultural Franciscano, organizada por Cristina Ferreira.

Sendo Aristides de Sousa Mendes natural do concelho de Carregal do Sal, João Crisóstomo pretende que também os párocos do respectivo arciprestado lhe prestem homenagem na celebração de uma missa. Ao Contactar o "Farol da Nossa Terra" para divulgar essa intenção, deixou já o desejo de que seja bem sucedido nas diligências que irá encetar junto do Bispo da Diocese de Viseu nesse sentido.

.Lino Dias

In http://www.faroldanossaterra.net/2015/05/31/apelo-aos-parocos-para-recordar-aristides-de-sousa-mendes-no-dia-da-consciencia/