FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA

Exposição Frei Manuel do Cenáculo - Franciscano

Frei Manuel do Cenáculo - Franciscano, primeiro bispo de Beja e arcebispo de Évora.

Nasceu em 1724 e morreu em 1814.

Este Franciscano cursou os estrudos de humanidades e depois teologia na Universidade de coimbra, em que se doutorou e foi professor. Enquanto estudava e ensinava teologia, aplicou-se dedicadamente ao estudo das línguas orientais, tornando-se perito no síro e no árabe, como já o era no grego.

«A figura de D. Frei Manuel do Cenáculo Vilas Boas facilmente se associa a bibliotecas, a livros e à construção duma ideia de património e de identidade portugueses, mas o conhecimento e análise do seu perfil de erudito pode coloca-­lo entre as personalidades que mais contribuíram para a divulgação do espírito das Luzes em Portugal» in http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?printconceito=1043.

No dia 26 de setembro de 2015, pelas 15h00, inaugura, no Museu Municipal de Santiago do Cacém, a exposição Dom Frei Manuel do Cenáculo - Itinerários por Santiago do Cacém.

Segue-se, às 16h, a cerimónia de atribuição da designação toponímica Dom Frei Manuel do Cenáculo à rua de acesso às Ruínas Romanas de Miróbriga, com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística.

Às 16h15 realizar-se-á uma visita guiada às Ruínas Romanas de Miróbriga e, a finalizar, será servido um moscatel de honra, às 17h.

Organizada pelo Município de Santiago do Cacém e Direção Regional de Cultura do Alentejo, a exposição estará patente ao público até 26 de maio de 2016, podendo ser visitada de terça a sexta -feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h30 e ao sábado, das 12h às 18h.

Mais informação: http://www.arqnet.pt/dicionario/vilasbcenaculo.html