FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA

Frei Junípero Serra

Frei Junípero Serra, franciscano (1713-1784) no Capitólio

No Capitólio em Washington DC há 100 estátuas com os personagens mais representativos de cada Estado. No Salão Nacional das Estátuas há dois hispánicos, um deles representa a Califórnia: o beato Junípero Serra, o grande evangelizador de origem espanhola que trabalhou incansavelmente com os nativos americanos e fundou nove Missões sobre as quais se edificaram as cidades mais importantes da Califórnia.

O Papa Francisco canonizará Frei Junípero Serra em 23 de Setembro de 2015 aquando da sua visita Washinton DC e será o primeiro hispano santo dos Estados Unidos.

Logo que o Papa Francisco anunciou a canonização do Beato Junípero Serra na próxima visita aos Estados Unidos, o senador da Califórnia, Ricardo Lara, propos que uma estátua de Frei Junípero Serra que está no Capitólio seja substituída por uma da primeira astronauta mulher e reconhecida activista gay Sally Ride. O projecto de Lara já foi aprovado no Senado estatatal e ágora necessita de ser aprovado pela Assembleia Estatal da Califórnia e Governador da Califórnia.

Ricardo Lara é o primeiro político latino da Califórnia que admitiu publicamente ser homossexual e manifestou em reiteradas ocasiões o seu desdém pela Igreja Católica.

Lara quer eliminar um futuro santo e personagem hispánico do Capitólio para o substituir pela primeira astronauta lésbica. Não negámos que Sally Ride seja um personagem admirável para muitos; porém, de maneira nenhuma teve na Califórnia o papel de Frei Junípero Serra na formação do Estado.

Lara argumenta que a estátua do frade franciscano considerado o pai da Califórnia deve ser substituída por uma figura menos "controversa".

 

Frei Junípero Serra teve na Califórnia um papel decisivo na formação do Estado. Fundou nove das 21 Missões sobre as quais se edificaram cidades muito importante e trabalhou sem descanso em favor da população nativa.

 

Salvemos a Serra http://www.salvemosaserra.com