FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA

Pontifícia Universidade Franciscana

                                         Nasce a Pontifícia Universidade Franciscana

 

Roma (RV) – O ano de 2018 marcará a história da Família Franciscana com a criação da nova Pontifícia Universidade Franciscana, em Roma. O anúncio do projeto, que pré-anuncia um grande impacto no âmbito da formação universitária, foi dado no último domingo, 29. A nova Universidade surgirá a partir da união dos atuais centros acadêmicos franciscanos, em particular o Antonianum e o Seraphicum, de Roma,com o objetivo de criar um verdadeiro polo universitário de alta qualidade, capaz de atrair estudantes e pesquisadores.

Em uma nota, os Ministros Gerais Frei Marco Tasca (OFMConv), Frei Mauto Jöhri (OFMCapp), Frei Michael Perry (OFM) e Frei Nicholas Polichnowski (TOR) escrevem que o projeto nasce da consciência de "como nestes tempos de divisão e fragmentação somos chamados a fazer emergir a nossa identidade unitária devida ao nosso ser filhos de São Francisco, herdeiros de sua experiência e intuição de vida evangélica". Os religiosos recordam ainda o pedido do Papa Francisco aos Ministros Gerais - quando de sua visita a Assis em 4 de outubro de 2013 – para "serem sinais de unidade da comum identidade franciscana", assim como a sua expressão de satisfação  pelo início do projeto que responde também às indicações da Congregação para a Educação Católica para as Universidades romanas.

A decisão foi aplaudida pelo Reitor da Pontifícia Faculdade Teológica "São Boaventura" Seraphicum, gerida pelos Frades menores conventuais, que acompanhou de perto o caminho de unificação. "O tempo presente – observa Frei Domenico Paoletti – caracterizado pela revolução digital, pela globalização e pela fragmentação, está provocando a mudança do próprio mapa formativo nas nossas ordens e dos nossos centros acadêmicos, sempre mais interculturais, e necessitados de um centro de excelência que promova a cultura da qualidade e da unidade do saber segundo o paradigma filosófico e teológico franciscano. Por isto que a decisão da família franciscana de unir os atuais centros acadêmicos, em particular o Antonianum e o Seraphicum, é um grande evento com o objetivo de fazer da Universidade franciscana um verdadeiro polo universitário de alta qualidade, que atraia estudantes e pesquisadores".

A Secretaria de Formação e Estudos das famílias franciscanas trabalha junto a um grupo de coordenação que deverá implementar esta nova realidade. (JE)

In http://br.radiovaticana.va/news/2015/12/01/nasce_a_pontif%C3%ADcia_universidade_franciscana/1191223