Nome oficial: Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Nome jurídico em Portugal: «Província Portuguesa dos Padres Missionários Capuchinhos». Também conhecidos por “Franciscanos Capuchinhos”.
Lugar e data de fundação: Os Capuchinhos são o ramo mais recente da Primeira Ordem Franciscana, seguindo a Regra de São Francisco de Assis. Como Reforma, nasceu em 1525, na Itália, por iniciativa de alguns Frades Menores da Província das Marcas, liderados por Fr. Mateus de Bascio, sendo aprovada pelo Papa em 1528. Queriam viver uma vida mais estrita de oração e de pobreza para serem mais fiéis às intenções originais de São Francisco de Assis.
Além da Ordem Capuchinha de homens, existem muitos Mosteiros contemplativos de monjas capuchinhas e numerosas congregações religiosas de mulheres que se inspiraram no carisma franciscano-capuchinho.
Carisma: Viver e anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo em fraternidade, ao jeito de S. Francisco de Assis à luz dos sinais dos tempos. Privilegiando a vida de oração, sobretudo contemplativa, cultivando a pobreza radical, quer pessoal quer comunitária, juntamente com o espírito de menoridade e dando testemunho de uma austeridade de vida e de uma penitência alegre, no amor da Cruz do Senhor (Const. 4, 3).
Presença em Portugal: Desde o século XVII, que os Capuchinhos franceses (1648) e italianos (1692) se instalaram em Lisboa, embora sem autorização para se implantarem em Portugal. As suas casas eram “presenças de passagem” em ordem à missionação nas Colónias Portuguesas Ultramarinas. Só em 1934, em plena Guerra Civil de Espanha, é que os Capuchinhos espanhóis entraram em Portugal para ficar: a Província de Castela entra pelo Norte e funda uma Casa em Barcelos e, no mesmo ano, a Província de Andaluzia entra pelo Sul e funda uma Casa em Beja.
A partir dessa data, o número dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal foi crescendo e o número de casas (fraternidades) aumentando. Em 1939, o Ministro Geral, frei Donato de Welle, cria o Comissariado Geral de Portugal. Em 1946 chegam a Portugal alguns Capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul, Brasil, para ajudar sobretudo na Formação dos Seminaristas. Em 1957, passa de Comissariado Geral a Comissariado Provincial. E a 29 de Junho de 1969, frei Clemente de Vlissingen, então Ministro Geral, por Decreto da Sagrada Congregação dos Religiosos, eleva o Comissariado Provincial a uma das Províncias da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
Apostolado. Os Franciscanos Capuchinhos em Portugal sempre se dedicaram aos mais diferentes ministérios apostólicos: pregação popular, confessionário, assistência aos doentes em hospitais e casas de saúde, paróquias, ensino universitário e sobretudo à dinamização bíblica do Povo de Deus, através da Difusora Bíblica, Revista «BÍBLICA», Cursos, Semanas Bíblicas Nacionais e Regionais, Retiros Bíblicos…
Desde 1985 que os Capuchinhos acolhem em Portugal os jovens Capuchinhos da Vice-Província de Cabo Verde, em fase de formação inicial.
Em 1944 chega a Moçambique o primeiro Capuchinho português: frei Francisco Leite de Faria. Desde 1954 que os Capuchinhos portuguesas partiram como Missionários para Angola. Em 203 iniciaram a implantação da Ordem em Timor-Leste.
Os Capuchinhos portugueses deram à Igreja três Bispos: D. Francisco da Mata Mourisca (Bispo do Uíje, Angola); D. António Monteiro (Bispo de Viseu, falecido em 2004); e D. Joaquim Ferreira Lopes (Bispo do Dundo, Angola).
Número de membros em Portugal: 48 e cerca de 10.000 no mundo, vivendo em cerca de 1.800 fraternidades.
Algumas efemérides:
- Em 1989, a celebração do Cinquentenário, com a publicação do livro «Os Capuchinhos em Portugal – Memória de um Cinquentenário (1939-1989»;
- Em 1993, a inauguração do Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima;
- Em 2005, as Bodas de Ouro da Difusora Bíblica e da revista «BÍBLICA» (fundadas em 1955, em Beja, pelo “profeta da Palavra”, Frei Inácio de Vegas).
Cúria Provincial - Portugal
|
Av. Cons. Barjona de Freitas 12
|
Paróquia Sagrada Família
|
Difusora Bíblica
|
Rua Nova do Tronco, 504
|
Av. Gen. Humberto Delgado, 201
|
Centro Bíblico dos Capuchinhos
|
Av. Beato Nuno, 405
|
Difusora Bíblica
|
Igreja de Santo António
|
Rua Jaime Cortesão, 14 - R/c
|
Convento de S. Francisco de Assis
|
Paróquia de Nª Srª do Rosário
|
|
|