FAMÍLIA FRANCISCANA PORTUGUESA

FRATERNIDADE FRANCISCANA DA DIVINA PROVIDÊNCIA

FRATERNIDADE FRANCISCANA DA DIVINA PROVIDÊNCIA (FFDP)

 

Nome oficial: Fraternidade Franciscana da Divina Providência.


Fundadora: Ana de Jesus Faria de Amorim, nascida em Soutelo - Vila Verde - Braga (1896-1976).

 

Lugar e data da fundação: 15 de Setembro de 1942, na Cova da Iria, Fátima.

 

História: Ana de Jesus Amorim ingressou no Instituto das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria em Tuy, Espanha em 1920. O que mais a encantava nesta Família Religiosa era a sua dedicação à educação e acolhimento de crianças pobres, a adoração eucarística e o carisma missionário.
Em 1921 iniciou o noviciado, vindo a professar temporariamente neste Instituto em 1923, e a emitir votos perpétuos em 1926. Em 1940, tendo sentido o forte apelo de Deus no sentido de se consagrar aos mias pobres dos pobres expos à sua Superiora Geral o seu desejo determinado de concretizar tal carisma, obtendo licença da Santa Sé para deixar o Instituto em 1941.
Em 1942, Ana de Jesus Faria de Amorim sentiu-se atraída e inspirada a fundar em Fátima a Obra da Divina Providência para acolhimento, primeiro, de meninas pobres e, depois, de meninas deficientes físicas e mentais, tendo em vista obter aprovação do Bispo Diocesano de modo a tornar-se numa Congregação Religiosa. Em Fátima foi acolhida, em 1942, pelo então Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, do qual obteve permissão para se dedicar aos “mais pobres dos pobres” na Cova da Iria. Faleceu em Fátima, no dia 10 de Maio de 1976.

 


Em 25 de Março de 1982, a Fraternidade Franciscana da Divina Providência foi erigida em Pia União pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. Alberto Cosme do Amaral.
Em 23 de Outubro de 1985 foi agregada à Ordem Franciscana.
Em 25 de Dezembro de 1998, ocorre a ereção em Congregação Religiosa de Direito Diocesano, pelo Bispo de Leiria- Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva
Em abril de 2002, a Congregação estendeu-se a Timor Leste, onde tem duas comunidades dedicadas à educação cristã de crianças e jovens, ao serviço dos mais pobres e a evangelização direta.
Depois do falecimento da Ir. Ana de Jesus, foi determinante o papel de Frei Adelino Pereira junto da Fraternidade Franciscana da Divina Providência. Entre os anos 1975-2005 este fiel discípulo de S. Francisco (OFM) contribuiu para o renascimento e definitiva consolidação da Fraternidade Franciscana da Divina Providência. Frei Adelino veio a falecer no dia 12 de Fevereiro de 2005, na Casa do Bom Samaritano (Fátima), obra de que foi o grande promotor. No Capitulo Geral de 2007 as Irmãs da FFDP assumiram-no como Co-Fundador da Congregação.

 

 

Carisma: Ser Instrumentos da Providencia e da Misericórdia de Deus no Serviço aos mais pobres, ou como dizia a Fundadora, dos de “maior necessidade”

Por conseguinte, três são as dimensões fundamentais do nosso carisma e missão:
1ª - A confiança total na Divina Providência. Obedecendo ao mandato evangélico de «buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua Justiça», confiamos plenamente na bondade de Deus, que sacia de bens os famintos. A nossa principal fonte de ação de recursos, é a Divina Providência (Mt 6, 25-34);
2ª O exercício das obras de misericórdia, à imitação de Jesus o Divino Samaritano. Procurando a salvação integral de todo o ser humano, procuramos ser no mundo uma presença consoladora daquele que prometeu «estar sempre connosco até ao fim dos tempos», amando e servindo os ”membros de Cristo”.
3ª Contemplativas na ação. Para a Irmã Ana e Frei Adelino “Deus é Amor”, contemplado especialmente na Eucaristia que é a fonte de toda a nossa ação. Com Maria queremos ser também nós oblação para todos, especialmente os mais pobres.

 

 

Carisma Triforme da Sua Missão

Evangelização, serviço e libertação dos mais pobres. Vendo em cada ser humano um membros de Cristo, procuramos libertá-lo do seu sofrimento e dar-lhe o melhor que temos: a mensagem do Evangelho.
A centralidade da Eucaristia, celebrada e adorada. Na senda dos nossos Fundadores, a vivência do Mistério eucarístico, celebrado e adorado, alimenta a nossa vida pessoal e comunitária. Aí se contempla a misericórdia de Deus manifestada em Jesus Cristo que nos amou até ao fim e se fortalece a nossa doação aos “de maior necessidade”.

 

 

 

OBRAS SOCIAIS:

Centro Social da Divina Providencia-Casa do Bom Samaritano

 

 

Em 1983 a Congregação das Irmãs Franciscanas da Divina Providência criou uma fundação intitulada, Centro Social da Divina Providência, com uma resposta Social de Lar Residencial – “Casa do Bom Samaritano”, inaugurada a 15 de Setembro de 1984, destinando-se ao acolhimento de meninas deficientes mentais graves e profundas dando continuidade ao espirito da fundadora acolhendo as mais pobres entre os pobres.
O Lar Residencial do Bom Samaritano tem como principal objetivo o acolhimento de jovens e senhoras  com deficiência mental, provenientes de meio sócio-económico e familiar desfavorecido. Tal missão é desenvolvida procurando ser a encarnação e a pregação viva da Parábola do Bom Samaritano: ensinar a amar graciosamente aqueles que não nos são nada, como se nos fossem tudo; ensinar não só a dar, mas a darmo-nos; ensinar não só a cuidar destas pessoas, mas também a viver e a conviver com elas; ensinar a formar uma comunidade e a construir uma família.
O Centro  Social da Divina Providencia – Fátima, tem sido e pretende-se que continue a ser um espaço de humanização: pela solidariedade, amor e fraternidade que desencadeia uma dinâmica de vivência prática da fé e da caridade, conforme aos ensinamentos de Jesus, que se serve das nossas Meninas para nos ministrar a grande lição da vida.

 

 

Creche Casa do Bom Samaritano

 

 

A 26 de Setembro de 2009, 25º aniversario da Casa do Bom Samaritano, foi inaugurada a Creche do Bom Samaritano como concretização de um sonho da Irmã Fundadora que em 1942 havia começado  a sua Obra acolhendo crianças pobres, sonho este que foi sendo acalentado pelas Irmãs da Congregação.
Esta resposta social está a ser desenvolvida num equipamento anexo ao edifício da Casa do Bom Samaritano, onde estão sendo acolhidas 40 crianças com idades compreendidas entre os três meses e os três anos, durante o período diário correspondente ao trabalho dos encarregados de educação.
Ao abrir este novo espaço de intervenção social, propomo-nos, nomeadamente, os seguintes objectivos:
- Proporcionar às crianças um clima de segurança, física e emocional que contribua para o seu bem-estar e desenvolvimento;
- Apoiar as famílias, partilhando colaborando com elas nos cuidados e no desenvolvimento das crianças, propondo-lhes uma formação cristã;
- Fazer o despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, e dentro do possível garantindo um encaminhamento adequado para cada caso;
- Prevenir e compensar falhas socais e culturais do meio familiar ou social;
- Prestar um serviço humanizado e de qualidade, ensinando as crianças a amar, amando-as;
- Tendo presente o desenvolvimento global da criança, não podemos prescindir dos valores como o amor, a alegria, a partilha, a família, a equidade, a solidariedade e os demais requisitos de uma educação integral.
A Creche do Bom Samaritano pretende ser, em suma, uma escola de amizade e bondade, onde as crianças possam brincar e crescer, descobrindo o mundo que as rodeia de uma forma criativa e respeitando sempre os tesourinhos que nos são confiados como seres únicos e irrepetíveis.

 

 

Centro Social de Nossa Senhora de Fátima, Padiae

 

 

Abril de 2002 marca o início da atividade missionária ad Gentes desta Congregação, com a chegada das primeiras três Irmãs a Timor, mais concretamente ao enclave de Oe- cusse, uma região particularmente isolada e pobre de Timor-Leste. Desde então, e partindo do nada, tem-se vindo a desenvolver um vasto trabalho em prol desta comunidade
Ao longo destes anos destaca-se a que as Irmãs têm vindo a desenvolver no Centro Social de Nossa Senhora de Fátima de Padiae, base do seu trabalho missionário em Oe-cusse. A realidade deste Centro Social está bem patente para qualquer visitante: um ATL que diariamente cuida, alimenta e educa 170 crianças e jovens; cursos de formação profissional com formadores dedicados como sejam os de corte, costura, bordados e informática; tudo isto apoiado por uma série de infraestruturas como sejam uma sala de informática completamente equipada, sala de corte e costura, sala de jogos e audiovisuais, biblioteca, duas salas de aulas, uma cozinha, um autocarro escolar, para nomear as mais relevantes.

 

 

Datas Celebrativas mais importantes: 
- 12 de Fevereiro – Aniversário da morte de Frei Adelino Pereira, OFM, Co- Fundador da Fraternidade Franciscana da Divina Providência.
- 25 de Março - Aniversário do Nascimento da Irmã Fundadora.
- 10 de Maio - Aniversário da Morte da Irmã Fundadora e celebração dos Fieis defuntos da Congregação.
- 15 de Setembro - Solenidade de Nossa Senhora da Divina Providência e aniversário da Fundação.
- 4 de Outubro - Solenidade de São Francisco.
- 8 de Dezembro - Solenidade da Imaculada Conceição
- 25 de Dezembro - Aniversário da aprovação Canónica como Congregação Religiosa de Direito Diocesano.

 

 

 

 

 

Cúria Geral - Portugal
Rua Santa Ana, 150 
2495-425 FÁTIMA 
Tel. 249 531 871/249 539 360 
Fax. 249 539 365 
cifdivinaprovidencia@gmail.com

 

 

Casa do Bom Samaritano - Portugal
Rua do Bom Samaritano 
2495-439 FÁTIMA 
Tel. 249 531 273 Fax. 249 533 806 
csdivinaprovidencia@sapo.pt

 

 

Creche do Bom Samaritano - Portugal
Rua do Bom Samaritano, 74. 2495-439 Fátima
249 531 273
crechebs.fatima@ifdivinaprovidencia.org

 

Irmãs Franciscanas da Divina Providência - Portugal
Rua Bernardo Albuquerque, 116 
3000-071 COIMBRA 
Tel. 239 711 688
cdp.coimbra@ifdivinaprovidencia.org

 

Irmãs Franciscanas da Divina Providência - Timor

Padiae, Oe-Cusse -Timor Leste
+670 77609787 / 78156676
fnsf.padiae@ifdivinaprovidencia.org

 

 

Irmãs Franciscanas da Divina Providência - Timor

Delta Aimutin (Dalan ba DIT). Díli – Timor Leste
+670 77021656 / +670 78156677
cdp.dili@ifdivinaprovidencia.org

 

 

Centro Social Nossa Senhora de Fátima - Timor
Padiae, Oe-Cusse -Timor Leste
+670 77609787 / 78156676
csnsf.oe-cusse@ifdivinaprovidencia.org
http://www.ifdivinaprovidencia.org